Mostre, não diga.
É um velho ditado que mostra como o marketing de vídeo é eficaz hoje, especialmente no mundo do marketing de mídia social.
Ao criar vídeos de alta qualidade que mostram a posição de sua marca, clientes existentes e potenciais se conectarão com seus produtos / serviços ainda melhor.
Entre todos os tipos de conteúdo, os vídeos são um dos melhores tipos que você pode escolher. Eles são mais interessantes e significativos para seus espectadores porque estão envolvidos em um contexto real e oferecem conexões reais.
É aqui que entra a narrativa em vídeo. Contar sua história por meio de vídeos é uma maneira infalível de ter uma página IG mais envolvida. Para ajudá-lo a fazer isso, aqui estão algumas dicas para contar histórias a serem incorporadas à sua estratégia de marketing.
Mas primeiro, por que o marketing de vídeo no Instagram? Bem, isso é …
-
Aumente o tráfego e melhore leads, conversões e vendas
-
Mostra um maior retorno do investimento
-
Promove compartilhamentos sociais e envolve até os clientes mais preguiçosos
-
Gera confiança e cria relacionamentos de longa data com o cliente
-
É uma ótima maneira de explicar quase tudo
-
Ajudar você a se manter relevante
-
Expande seu público
Dicas sobre como usar a narração de histórias em vídeo no Instagram
1. Transforme o conteúdo existente em vídeos
Ebooks, podcasts, comunicados à imprensa, conteúdo de blog, etc. Você pode redirecionar tudo isso em vídeos para reconquistar seu público e despertar ainda mais emoções.
Você pode aproveitar esta oportunidade para maximizar o outro conteúdo que você gastou pesquisando e criando.
2. Ative o vídeo para sua marca
Junto com a reutilização de conteúdo, você também precisa permitir que sua marca se mantenha competitiva e aproveite os ativos existentes.
Pense em cada processo em sua empresa e como você pode criar vídeos em torno deles.
3. Use o modelo de jornada do herói
Para dar aos clientes uma visão real do que sua empresa faz, você precisa escrever sua história de uma forma que combine sua empresa com o cliente.
Experimente a jornada do herói; um modelo comumente visto em filmes e escrita.
Você simplesmente coloca o cliente como o herói e sua empresa como o guia para o herói. Os heróis ou clientes têm obstáculos que os impedem de alcançar seus objetivos. Portanto, embora a função de sua empresa seja orientá-los, seus produtos / serviços são as ferramentas de que precisam para superar os obstáculos.
4. Ignore o discurso de vendas
Por favor, evite fazer seus vídeos esgotarem. A ideia é contar a história do cliente, então não tente lançar a sua ou vendê-la. Qualquer que seja o vídeo que você criar, faça-o de uma forma que enfoque as necessidades do cliente. Felizmente, os vídeos do IG não têm CTA, o que reduz a natureza comercial da maioria do conteúdo de marketing.
5. Torne-o divertido e fácil de digerir
Este é um grande desafio para a maioria das marcas. Você precisa apresentar sua história de uma forma divertida e fácil de digerir. Como há um limite, você precisa incorporar sua postagem em algo que seja breve, mas ainda agregue valor.
Um vídeo da década de 1920 pode substituir um artigo de 500 palavras com muito mais eficiência e conversões. E um fato interessante: quanto mais curto o vídeo, melhor.
6. Inclua o toque humano
Os vídeos são uma ótima maneira de criar empatia e incluir um toque humano em seus esforços de marketing. Se você puder criar seus vídeos de uma forma que mostre empatia, os clientes podem descobrir sua história assistindo alguém passar por ela.
Este é talvez o indicador mais importante desta lista. As conversões e as vendas aumentarão assim que seus vídeos despertarem as emoções certas.
7. Não tenha medo de ir ao vivo
Além dos vídeos pré-editados, você também precisa contar sua história ao vivo. Isso pode ser feito por um profissional de marketing de mídia social ou de conteúdo, ou até mesmo pelo proprietário da empresa. A transmissão ao vivo pode ser um grande passo para sua marca. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o IG live.
8. Incluir o público
O objetivo é despertar o interesse dos telespectadores. Mas sem tirá-los, é absolutamente impossível.
Mostre que você conhece seus pontos fracos. Agradeça a eles. Faça uma pergunta no final do seu vídeo, gravado ou transmitido ao vivo. Coisas como essas ajudam os clientes a se sentirem incluídos.
Você também pode chamá-los em seus vídeos. A transmissão ao vivo permite que você interaja com eles ao vivo.
9. Mantenha a autenticidade
Autenticidade significa mostrar que você é uma pessoa real. Queremos ver se você é humano como qualquer outra pessoa. Deixe-os ver os arredores e sentir como se estivessem olhando para um amigo.
Incorpore os conflitos ao seu conteúdo, mostrando que você entende perfeitamente seus pontos fracos. Concentre-se não apenas no que seus produtos podem fazer pelo mercado, mas por que cada cliente específico deve comprá-los.
10. Aceite as restrições
Semelhante à forma como o mundo está se desenvolvendo com a pandemia COVID-19, as restrições podem ajudá-lo a criar vídeos melhores e mais inspirados. Você pode se inspirar em coisas que nunca poderia imaginar. Do parque aos cafés, mantenha a mente aberta e a criatividade fluirá.
As restrições também incentivam a privacidade, pois você dá aos espectadores uma visão mais detalhada de quem está no vídeo.
11. Mostre, não diga
Sim, estou usando essa frase novamente.
Muitas marcas estão erradas. Eles bombardeiam os clientes com informações desnecessárias, fazendo com que as marcas percam o interesse rapidamente.
Você precisa se concentrar em apresentar seu tópico em ação, fornecendo contexto visual para a ideia principal de seu conteúdo. O contexto determinará como as imagens serão. Seus vídeos podem mostrar instruções passo a passo, estudos de caso, tutoriais, demonstrações e muito mais.
Outras dicas de narrativa em vídeo incluem:
-
Você pode se inspirar em qualquer lugar, mas TV tarde da noite é o mais comum.
-
Crie uma estratégia de marketing de vídeo. Muitas vezes começa com os objetivos de seu vídeo e público-alvo e termina com um cronograma de lançamento e orçamento realistas.
-
Mostre personalidade.
-
Aprenda como medir e avaliar o sucesso.